Exposição de longa duração


Exposição de longa duração

Hall de Entrada

Recepção, loja  e parte da coleção de arte brasileira.

Segundo Piso

Destinado à arte europeia, parte da coleção de arte oriental, peças de mobiliário, peças decorativas, livros raros e exposições temporárias. Nesse piso estão os dois ambientes originais da antiga residência: a Biblioteca e a Sala de Jantar. No primeiro, há o acervo bibliográfico de obras raras, que pode ser consultado mediante hora marcada. Há ainda exemplares  da coleção de arte moderna europeia. Já a Sala de Jantar exibe objetos de épocas e de origens distintas e alude ao caráter de anfitrião de Castro Maya. O Jardim de Inverno é a principal sala de exposições temporárias do Museu Chácara do Céu.


Terceiro Piso

No hall estão expostas telas da coleção Brasiliana ao lado do conjunto de peças de mobiliário brasileiro. O antigo quarto de hóspedes recebe a outra parte da coleção de arte brasileira, incluindo uma seleção do acervo de arte popular.


As antigas dependências pessoais de Castro Maya são as demais salas de exposições temporárias, que recebem principalmente as obras dos artistas do projeto Os Amigos da Gravura (quartos de vestir e dormir) e destinam-se principalmente a obras de arte sobre papel, com destaque para o display que exibe seleções de aquarelas de Jean-Baptiste Debret e a série de desenhos  “Dom Quixote”, de Candido Portinari.