Instituto Brasileiro de Museus
Museus Castro MayaEspaço Contemporâneo do Céu

O Espaço Contemporâneo do Céu é um projeto que integra a arte contemporânea ao Museu da Chácara do Céu. Mais do que um Jardim de Esculturas, ele pretende se estabelecer a partir de um partido curatorial que valoriza as interações com o caráter das coleções do acervo dos Museus Castro Maya.
Na edição inaugural de 2023, o artista Heberth Sobral criou trabalhos com dois dos temas mais caros ao universo de Raymundo de Castro Maya e de suas coleções: a natureza e as tradições de nossa brasilidade.
Consideradas obras ligadas ao gênero site-specific, ou seja, projetadas de acordo com o ambiente e com determinado espaço, os murais Il Giardino di Manuela dialogam com o meio circundante. Segundo o próprio Heberth, os painéis nasceram imageticamente em um sonho, tendo encontrado sua destinação espacial concreta quando este vislumbrou as paredes do Terraço. Essa “floresta onírica” replica a exuberância vegetal da cidade, ao mesmo tempo que aponta para seu contraponto, a civilização, com suas árvores compostas como seres cuja origem espelha, ainda que remotamente, a forma humana.
No Banco H é patente a ligação com a tradição da azulejaria colonial. O uso do azul, assim como no Jardino di Manuela, remete nossos sentidos para a correlação com o passado. O Banco H, escultura funcional que, do céu, evoca um ponto seguro de aterrisagem como um heliponto, será, neste Espaço Contemporâneo do Céu, a obra de arte que promoverá o acolhimento de nossos visitantes.